terça-feira, 16 de agosto de 2016

Três passos para uma vida feliz

Resultado de imagem para busca da felicidade   A felicidade é a maior conquista, dentre tantas, que a raça humana pode obter. Independente de sua faixa etária, de seu poder aquisitivo, de seu prestigio ou fama e de seu grau de intelectualidade, o homem parte para seu maior projeto de vida que é a tão sonhada e desejada felicidade. Diante de tão grandiosa aspiração, o homem se confunde com tantas receitas expostas, e que, supostamente, indicam um caminho para a conquista da felicidade. surgem receitas filosóficas, psicológicas, humanistas e as múltiplas receitas colhidas do sincretismo religioso reinante entre os homens. as receitas tem falhado, e o homem continua infeliz, o sentimento de vazio permanece, os esforços foram completamente em vão. surge então o questionamento de milhões de infelizes de todo o mundo: "Haveria uma receita fiel para a conquista da felicidade"? A resposta é positiva e fidedigna; a receita para uma vida feliz se encontra exclusivamente em revelada na Bíblia que é a Palavra de Deus. No Salmo 37:3,5,7, encontramos três passos que podem conduzir o homem à sua maior conquista, a felicidade. São apenas três passos decisivos que podem mudar radicalmente sua vida e de milhões de pessoas em todo mundo.

1- Entrega o teu caminho ao Senhor (37-5)- Entenda que esta entrega é sujeitar sua vida a Deus todas as suas atividade, pensamentos atitudes a Deus. Deixando que o resultado de toda a nossa atividade esteja debaixo da vontade de Deus.

2- Confia Nele (37.3, 5b)- É saber que Ele está tomando algo para si e avalizando. Deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar.Ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu." (Hebreus 6:18-19)

3- Descansa no Senhor (37-7)- Agora descansar e esperar, são conseqüências, são os efeitos naquele que confiou e entregou tudo ao Senhor, e sabe que Ele tudo fará. Descansar e esperar é o resultado de quem confiou, se deleitou e entregou tudo ao Senhor. 

A conquista da felicidade tão desejada pela humanidade pode sim ser possível se seguirmos os padrões bíblicos em  nossas vidas, "entregue, Confie e Descanse no todo poderoso"   
   

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Igreja Presbiteriana do Brasil 157 anos



 Hoje 12 de agosto comemora-se 157° aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil dia que o primeiro missionário Rev. Ashbel Green Simonton chega ao Brasil. Aqui vai um breve histórico de autoria do Rev. Alderi, historiador oficial da igreja.    
1° O QUE É IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.
2° DENOMINAÇÕES PRESBITERIANAS NO BRASIL
 A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista.
3° REV. ASHBEL GREEN SIMONTON
 Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia, e passou a infância na fazenda da família, denominada Antigua. Eram seus pais o médico e político William Simonton e D. Martha Davis Snodgrass (1791-1862), filha de um pastor presbiteriano. Ashbel era o mais novo de nove irmãos. Os irmãos homens (William, John, James, Thomas e Ashbel) costumavam denominar-se os "quinque fratres" (cinco irmãos). Um deles, James Snodgrass Simonton, quatro anos mais velho que Ashbel, viveu por três anos no Brasil e foi professor na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Uma das quatro irmãs, Elizabeth Wiggins Simonton (1822-1879), conhecida como Lille, veio a casar-se com o Rev. Alexander Latimer Blackford, vindo com ele para o Brasil.
3° ESBOÇO HISTÓRICO
Atualmente existem no Brasil várias denominações de origem reformada ou calvinista. Entre elas incluem-se a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Presbiteriana Conservadora e algumas igrejas criadas por imigrantes vindos da Europa continental, tais como suíços, holandeses e húngaros. No entanto, a maior e mais antiga denominação reformada do país é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao mesmo tempo, convém lembrar que, já nos primeiros séculos da história do Brasil, houve a presença de calvinistas em nosso país.
4° IMPLANTAÇÃO DA IPB (1859-1869)
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867).Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.  Para saber mais desta amada igreja basta acessar http://www.ipb.org.br/ipb/historia.